A matemática iraniana, Maryam Mirzakhani, foi a primeira mulher a receber a Medalha Fields

Maryam Mirzakhani
Maryam Mirzakhani.

 

Maryam Mirzakhani (nascida em 3 de maio de 1977, Teerã, Irã), matemática iraniana que se tornou a primeira mulher e o primeiro iraniano a receber o "Prêmio Nobel de Matemática", a Medalha Fields de 2014 por "suas contribuições proeminentes à dinâmica e à geometria de superfícies de Riemann e de seus espaços modulares".

Enquanto adolescente, Mirzakhani ganhou medalhas de ouro nas Olimpíadas Matemáticas Internacionais de 1994 e 1995, para alunos do ensino médio, atingindo uma pontuação perfeita em 1995. Em 1999, recebeu o diploma de B.Sc. Graduada em matemática pela Universidade de Tecnologia de Sharif, em Teerã. Cinco anos mais tarde, conquistou o Ph.D. da Universidade de Harvard, por sua dissertação Geodésica Simples em Superfícies Hiperbólicas e Volume do Espaço Modulares de Curvas. Mirzakhani trabalhou (2004-08) como pesquisadora do Instituto de Matemática Clay e professora assistente de matemática na Universidade de Princeton. Em 2008, tornou-se professora na Universidade de Stanford.

O trabalho de Mirzakhani focou-se no estudo de superfícies hiperbólicas por meio de seus espaços de módulos. No espaço hiperbólico, em contraste com o espaço euclidiano normal, o quinto postulado de Euclides (que uma e apenas uma linha paralela a uma determinada linha pode passar por um ponto fixo) não se sustenta. No espaço hiperbólico não-euclidiano, um número infinito de linhas paralelas pode passar por tal ponto fixo. A soma dos ângulos de um triângulo no espaço hiperbólico é menor que 180°. Em um espaço tão curvo, o caminho mais curto entre dois pontos é conhecido como geodésico. Por exemplo, em uma esfera, a geodésica é um grande círculo. A pesquisa de Mirzakhani envolveu o cálculo do número de um certo tipo de geodésica, chamada geodésica fechada simples, em superfícies hiperbólicas.

Sua técnica envolveu considerar os espaços de módulo das superfícies. Nesse caso, o espaço do módulo é uma coleção de todos os espaços de Riemann que têm uma certa característica. Mirzakhani descobriu que uma propriedade do espaço do módulo corresponde ao número de geodésicas fechadas simples da superfície hiperbólica.

Encyclopædia Britannica (com tradução de Pedro Alexandre Borges Mendes)

Registre-se, gratuitamente, para receber atualizações ou entre com o seu login e a sua senha já registrados:

Aqui, você navega tranquilamente, com muita segurança e proteção: este site possui criptografia de altíssimo nível a 2048 bits.

Pesquisa

Matemático(a) do Mês Passado

 
 

Em 1º de janeiro de 1748, falecia Johann Bernoulli, matemático suíço e um dos muitos matemáticos proeminentes da família Bernoulli. Ele é conhecido por suas contribuições ao cálculo infinitesimal e por educar Leonhard Euler, em sua juventude.
Johann Bernoulli é notável pela sua descoberta do cálculo exponencial (1691) e da equação da catenária (1690). Sua primeira publicação foi sobre o processo de fermentação (1690), mas, depois disso, estudou e ensinou matemática para o resto de sua vida. Seguiu seu irmão Jacques, como professor de matemática na Basileia. Foi o primeiro a usar a letra 'g' para representar a aceleração devido à gravidade. Johann Bernoulli aplicou o então novo cálculo à medição de curvas, equações diferenciais e problemas mecânicos. Introduziu o famoso problema 'brachistochrome'. "Arquimedes de sua época", está inscrito em sua lápide. O matemático Jacob Bernoulli era seu irmão e o matemático Daniel Bernoulli foi seu filho.

 

Mostrar e ocultar

Developed by Ext-Joom.com

Aqui, você navega tranquilamente, com muita segurança e proteção: este site possui criptografia de altíssimo nível a 2048 bits.

© 2017 MAT3MATICA. Todos os direitos reservados / All rights reserved / Todos los derechos reservados / Tous droits réservés / Tutti i diritti riservati.

Registre-se, gratuitamente, para receber atualizações ou entre com o seu login e a sua senha já registrados:

Aqui, você navega tranquilamente, com muita segurança e proteção: este site possui criptografia de altíssimo nível a 2048 bits.